5 de nov de 2008

Disque Meio Ambiente

Disque Meio Ambiente: 0800-113560, da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). O órgão, que é ligado à Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo, é responsável por fiscalizar a poluição da água, do solo e do ar.




Dê uma olhada nos tipos de denúncia que é possível fazer nesse número de telefone:


Fumaça preta:




É quando um caminhão ou ônibus está desregulado e solta uma fumaça escura. Anote a placa, o local e o horário em que você viu o veículo e ligue para a Cetesb. O Motorista receberá uma carta avisando que poderá ser multado pelo excesso de fumaça. Se o carro for de uma transportadora, a Cetesb poderá fazer uma fiscalização na empresa. Infelizmente, o serviço só serve para veículos a diesel. Carros e motos estão fora.




Poluição industrial:




Se você é vizinho de alguma empresa que solta uma fumaça malcheirosa, ou está desconfiado de que algo estranho está saindo da chaminé da fábrica ao lado do seu trabalho, não hesite em ligar para o 0800 e pedir uma fiscalização. O mesmo serve para empresas que sujam rios e córregos: a Cetesb também pode fiscalizar esse tipo de poluição.



Áreas contaminadas:



Quando a água da torneira está com uma cor estranha ou tem cheiro de gasolina, o solo pode estar contaminado com resíduos químicos. Isso costuma acontecer nos locais próximos a postos de gasolina. É necessária a visita de um especialista para analisar a água e descobrir de onde vem o problema.



Lixo em áreas de preservação permanente:



Produtos químicos ou resíduos industriais que estejam sendo jogados em áreas de preservação permanente (matas ciliares, nascentes, mangues, etc.) precisam ser denunciados. Mas fique atento: não basta dizer que há lixo. É necessário saber quem é o responsável por ele.


Emergências químicas:



Acidentes com veículos que transportam produtos químicos também devem ser comunicados à Cetesb. São eles que tomam providências para que os resíduos não atinjam corpos d`água




Caso você queira fazer uma denúncia na unidade da Cetesb mais próxima à sua casa, o site deles tem um bom serviço para te ajudar a localizá-la.


Nenhum comentário: