13 de out de 2008

Projeto de bomba de água movida a energia solar ganha o Seed 2008

Um projeto no município baiano de Pintadas que usa energia solar em processos de irrigação é um dos cinco vencedores de um prêmio internacional promovido pelo PNUD, pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e pela IUCN (International Union for Conservation of Nature). A iniciativa brasileira, que concorreu com quase 400 projetos de mais de 100 países, foi destacada por utilizar energia renovável para combater a fome e a pobreza.
O Prêmio Seed 2008 é destinado a ações incipientes, inovadores, que tragam benefícios sociais, ambientais e econômicos e que tenham potencial para serem adaptadas e implantadas em outros locais. Esta foi a terceira edição do prêmio e a segunda em que há brasileiros entre os ganhadores — em 2007, um dos escolhidos foi o Bagagem, que cria pacotes turísticos a projetos de desenvolvimento local.
O projeto no Semi-árido da Bahia, chamado Pintadas Solar, beneficia cinco famílias de agricultores, que receberam bombas de água movidas a luz solar para puxar água de um riacho e irrigar hortas. A iniciativa aqueceu o comércio do município, que tem 10.551 habitantes, e diminuiu a migração para locais menos secos.

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Vi este projeto em uma reportagem e achei bastante interessante. Adoraria aproveitar a Energia Solar no meu sítio. Preciso fazer algo !!!!