18 de nov de 2008

Carros com Selo de Eficiência


O Brasil vai adotar selos de eficiência em seus veículos. O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular criou um selo, para a eficiência dos carros em relação ao consumo de combustível, que pode ajudar na hora da escolha da compra de um veículo.
Esse tipo de etiqueta existe nos Estados Unidos desde 1975 e na União Européia desde 1998.

A foto acima é um modelo de como será o selo, no caso de um carro flex. Ele mostra a eficiência do veículo de acordo com seu modelo, com gasolina e álcool, rodando na cidade ou na estrada.

Os carros serão classificados entre A (melhor eficiência) e E (pior).

Ganha tanto o consumidor quanto o meio ambiente, já que melhor eficiência significa menos gás carbônico emitido na atmosfera.
Os anúncios da indústria automobilística falam sempre de conforto, mas não de eficiência. A eficiência vai passar a ser um fator de concorrência, principalmente com a alta dos preços do petróleo.

Por enquanto o selo é voluntário para as montadoras que desejarem usá-lo.
O interesse dos consumidores pode levar a um maior grau de adesão. Os carros com o selo poderão ser encontrados no mercado em abril de 2009.

3 comentários:

Daiane Santana disse...

Putz... eu estava com vontade de escrever sobre estes selos já a algum dia... mas a inspiração não ajudava ehehehhehe

mas ficou ótimo

Parabéns

:D

depois eu linco esta sua notícia no meu ^^

Eduardo Miguel disse...

- O selo pode ser mais um dos instrumentos na preparação de um mundo menos poluído, despendioso e acima de tudo mais viável, simples e eficiente!

Arte&Reciclagem disse...

Legal né? Poder escolher o carro q. polui menos e gasta menos ! Adorei.