7 de nov de 2008

Poda Radical é Crime !



Você já deve ter visto a cena: um belo dia, aquela árvore majestosa da rua está toda picotada porque alguém mandou podá-la (estava atrapalhando a vista, ou sujava a entrada de uma garagem, e por aí vai…).


Podar árvores na cidade de qualquer jeito é crime. A árvore é um organismo vivo e existe uma série de normas para a poda ser feita, da escolha da técnica de corte até a época da intervenção, decisões importantes para o bom desenvolvimento da árvore – caso contrário, a árvore pode estar condenada à morte lenta.


Dia 25 de Setembro de 2008, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente lançou uma campanha para divulgar as boas práticas e estimular a denúncia de casos ilegais – só está autorizado a realizar a poda a Subprefeitura e a Eletropaulo (e em casos de emergência os bombeiros e a defesa civil).


Em 2008, até o momento, foram emitidas 109 multas por corte irregular de árvores, e a multa é salgada – 10 mil reais por exemplar arbóreo.


Serviço: Disque denúncia (11) 3396-3285





2 comentários:

Mimirabolante disse...

Que coisa né ?Mesmo com tts campanhas......no mês de agosto a Serra de Miguel Pereira foi toda "Podada ".....estava atrapalhando a estrada.....Será ??Tenho as minhas dúvidas....pois várias árvores bem afastadas do asfalto tbm foram ceifadas.....O que acontece com as pessoas ???Até qd vamos conviver com isso ?Agora ,cedinho foi mostrado na tv milhares de pássaros apreendidos ( tráfico ) em um ônibus......É a msm covardia com as árvores.....Te incomoda e pronto.....E as ações CONTRA A NATUREZA !!!!!NÃO INCOMODAM ????/Temos que pensar , refletir , avaliar................Fazer alguma coisa....................

Eduardo Miguel disse...

- Seu post é extremamente oportuno e fundamental como forma de abordar o que chamo de visão distorcida do interesse, "aquele" aquele velho que motiva muitos em direção a famosa lei da vantagem e do jeitinho, o ruim nê por que todos podem dar um bom jeitinho e para o bem... por exemplo para não perde a mão nem o foco e ainda falando da poda, eu por exemplo vejo a poda bem feita como necessária tal como um corte de cabelos ou unhas mas alguns acabam nesta regra cortando a cabeça ou os pés(gente assim de fato não dá nê) se os cortes ou podas radicais não tirarem a beleza natural podem tirar também a vida das árvores, é aí mais uma vez que tanto tenho falado: Não é o que mas o como e com que objetivo se faz??? há quem tudo distorça a fim de se beneficiar sabe aquele cujo principal ditado é (ver"O PRÓXIMO") só se for próximo lucro, vantagem ou sei lá mais o que uma mente distorcida e abusiva possa bolar para se beneficiar!
- Como um técnico agrícola estudei por que e pra que se deve podar esta ou aquela planta e com que objetivo, dentro de critérios, conceitos que podem inclusive de serem revistos, maassssss tem coisas que simplesmente não dá!
- Eu sobrevivi de podas e restos que a própria natureza me fornece como galhos ou árvores caídas e se não houver um bom censo, compromisso ou ética para com o que prego não há sinceramente sentido em continuar afinal nós e "Só nós podemos ser nosso maior fiscalizador" consciência, postura, ética e autocrítica é o que conta, detalhe quem tem tem quem não tem nem adianta, não dá para tornar pedra árvore embora se possa transformar uma árvore em pedra...
- Desculpem pela exaltação e excessos no "coments" é que tudo isso tem muito á ver com algumas dificuldades que tenho encontrado para fazer um trabalho sério e honesto, acabamos pagando o pato com o qual nada temos a ver e logo nós e incluo ai outros com a mesma postura séria e que ralam com o mau comportamento e a falta de uma postura daqueles que só querem o imediatismo do fácil se dar bem para o "PRÓXIMO LUCRO"... vamos todos nos unir e quebrar os paradigmas que tanto prejudicam o próprio homem e a seu meio, natureza naturalmente não é isso e a lei da sobrevivência não é esta...