20 de nov de 2008

Reciclagem de Óleo Vegetal

A Câmara de Santo André aprovou um projeto que determina a instituição do programa para recolhimento e destinação de óleo vegetal (de cozinha) para fins recicláveis



O objetivo é diminuir o lançamento do óleo na rede de esgoto, que muitas vezes, são despejados em mananciais que abastecem a região.



De acordo com o autor, para cada 1 litro de óleo despejado nos mananciais, 1 milhão de litros de água ficam impróprias para o uso.



A iniciativa se baseou no trabalho da ONG Ação Triângulo, de Santo André, que já desenvolve a coleta voluntária em 8 bairros do município.



O produto recolhido vira sabão e sabonete que são vendidos nas residências onde são recolhidos os resíduos. O dinheiro é utilizado para manter o instituto.



Além dos benefícios ambientais, o projeto fará um trabalho de inserção social e de geração de renda no município.



De acordo com a Prefeitura, o projeto ainda está em avaliação junto à Secretaria de Meio Ambiente e não há previsão de quando será sancionado - já que está dentro do prazo de 90 dias - nem de como será feito o recolhimento.



Segundo a Prefeitura, a fiscalização e a coleta ainda não começaram porque está em estudo a criação da Diretoria do Meio Ambiente, que vai englobar todas as políticas ambientais da cidade, sem data prevista de nomeação.



Por enquanto, a cidade tem apenas uma assessoria de Meio Ambiente, no DAE (Departamento de Águas e Esgoto), mas o setor não pode se responsabilizar.



A partir de novembro, quem não cumprir a lei, deverá pagar uma multa de 100 FMP (R$ 196), que dobra no caso de reincidência.



fonte: Diário do Grande ABC - www.dgabc.com.br

5 comentários:

Eduardo Miguel disse...

- Oi!!! muito legal e pertinente seu artigo, a maior parte de nós faz meio sem pensar nas consequências nos resultados e consequências.
- Quando digo nóis me incluo não nesta mas em outras situações de risco ao planeta que talvez nem saiba, as informações devem ficar a mostra, nos fazer pensar e refletir principalmente na busca porsoluções, aproveite e leia matéria sobre o óleo de coco no viver-sustentavel.blogspot.com
- Parabens pelo post e sucesso!

Daniela Lima disse...

Nossa, sou louca p começar a fazer esse sabão, discutindo com meus alunos, alguns já separavam o oleo e davam p conhecidos q fazem este processo, já verifiquei a receita na net, é simples, mas uma instituição q passe e recolha este resíduo para levar p produçao é muito bommmmmmm mesmooooo!!
Aqui, tenho feito campanha da coleta seletiva, inclusive, instrui meus alunos como armazenar o oleo e pra q ele servia, mas, o caminhào nao anda passando em algumas ruas, já liguei reclamando, e nada, ficarei insistindo!!!

Arte&Reciclagem disse...

Como é bom poder plantas as sementes e vê-las germinar. Fico muito feliz em divulgar essas iniciativas, faz a gente acreditar q. é possível ! Obrigada a todos e vamos reciclar !

Daiane Santana disse...

Bem .... minha mãae já faz sabão de olho vegetal a aaaaaaaaaanos hehehe

também sei fazer :P tanto o de alcool quanto o outro ....

Mas é bem interessante esta campanha ... eu adorei


:)

é bem por aí MESMO :)

Chau e sucesso :)


PS: quando fizer em casa este sabão... cuidado com a soda... e prestaa tenção na LUA

:D

Lola disse...

Olá,
Adorei a iniciativa de vocês!
Caso interesse, tem muita coisa sobre reciclagem de óleo usado, "lá em casa". (http://umaconscienciacoletiva.blogspot.com/2008/02/o-que-fazer-com-o-leo-de-cozinha-j.html)
Voltarei outras vezes.
Abs.