11 de dez de 2008

Natal Reciclado


A Avenida Paulista acaba de receber a decoração de Natal mais ousada de São Paulo. Os 163 metros de extensão da fachada do Condomínio Conjunto Nacional, estão decorados com materiais recicláveis.


A decoração foi feita nas oficinas de arte de duas entidades (Associação Reciclázaro e Coorpel) e consumiu cerca de 14.000 garrafas PET, 100 Kg de Jornal, 4.000 CD´s, entre outros.



Porém, a decoração de natal não se resume à fachada do prédio. Na entrada do Conjunto Nacional, será instalado um presépio em tamanho natural, feito com materiais recicláveis.

Além de manter a proposta inicial de preservar a identidade brasileira, a decoração de natal do CCN trouxe uma ousada inovação: o lixo coletado no programa interno de Coleta seletiva, foi transformado em arte pelas mãos habilidosas de 15 moradores de rua sob a supervisão do artista plástico Sílvio Galvão.


Já é o 5º ano que o projeto Natal Nacional, criado pela Síndica do edifício, Dra. Vilma Peramezza, leva à Av. Paulista uma decoração diferenciada: "a locação de adereços que sempre atendia a padrões estrangeiros e apelos meramente consumistas foi substituída por uma decoração de Natal arrojada e com caráter social", afirma Vilma. Para Valkiria Iacocca, produtora do Natal Nacional, a decoração traz em si um outro componente decisivo: "a formatação de um modelo de organização política, econômica e social capaz de servir de inspiração para novas e importantes iniciativas na sociedade brasileira em torno de um objetivo comum, um novo caminho para construir um futuro melhor para o nosso país".


O Natal Nacional pode não brilhar tanto, pode trazer cores não convencionais, pode despertar muitas questões, mas a decoração do Conjunto nacional continua sendo uma oportunidade para buscar novos símbolos para o verdadeiro Natal e uma ocasião para transformar as pessoas que nele trabalham e reduzir a exclusão social da cidade.

5 comentários:

Lola disse...

Ficou lindo!!!

Parabéns por sua atitude e pelas mudanças em relação à vida!!!

Beijo.

Paola Graziella disse...

SENSACIONAL,NÉ? ÓTIMA MATÉRIA!

magali disse...

Muito interessante, decorações recicláveis! Ficaram muitos giras e o espírito é que conta! Porque não daqui para a frente investir sempre nisso? Aqui em Portugal não sei de nenhum caso assim. Muito bem!
Beijinhos
Magali

Mimirabolante disse...

Ficaram lindas.......Em Friburgo também fizeram um trabalho bem bonito.....ë isso aí !!Amor ao meio ambiente...

U.T.A. disse...

Muito legal o trabalho de vcs!PARABÉNS! este ano queremos fazer algo pro natal tbm com reciclaveis !! um grande abrasss