5 de dez de 2008

Ver para Crer

A foto demonstra como o uso de agrotóxicos pode alterar a estrutura celular, acelerando sua decomposição.
Ela registra a fase de decomposição de alimentos orgânicos e os chamados “convencionais”, que receberam agrotóxico. Elas foram tiradas cerca de dez dias depois de os vegetais terem sido envasados para um estudo do Centro de Pesquisa da Fundação Mokiti Okada.

Segundo Fernando Augusto de Souza, coordenador geral do centro de pesquisa, quando o vegetal cresce com produtos químicos em sua estrutura, a parede celular fica mais frágil e ele resiste menos à ação de fungos e bactérias.

A rapidez na decomposição dos vegetais convencionais mostra também que há menor quantidade de antioxidantes neles. Esses antioxidantes protegem as plantas dos processos de decomposição. Para os humanos, a ingestão da substância pode ajudar na prevenção de doenças como câncer e Mal de Alzheimer.
A foto é boa porque ilustra aquilo que já sabemos, mas que as vezes na prática não fazemos: quanto mais consumidores optarem por alimentos orgânicos (mais saudáveis), teremos cada vez mais opções nos supermercados e preços menores.


4 comentários:

Mimirabolante disse...

Que coisa incrível ! Temos que estar atentos !Obrigada pela dica .......

Eduardo Miguel disse...

- SE faz isso com elas imagine comendo isso todos os dias, principalmente eu que não ligo para carne! só me resta rezar pela minha alma...
Abração

Paola Graziella disse...

Descobri seu blog através de outro blog e adorei! Sigo tudo aquilo que você faz a bastante tempo e não como carne há 6 anos. Vamos plantando a sementinha para quem sabe, daqui a algum tempo, a maioria da população se conscientize. Parabéns! Um abraço.

Arte&Reciclagem disse...

Eduardo, vc é um privilegiado: vc planta o q come, meu sonho é poder ter minha própria horta! Ainda chego lá.