21 de jan de 2009

Horta na Laje






O estudante Marcos Vitorino, da Faculdade Cantareira, está desenvolvendo um projeto de hortas sobre telhas em espaços pouco valorizados da metrópole, como lajes, quintais e terrenos de imóveis comerciais e residenciais.

As hortas foram plantadas no Colégio Jardim São Paulo, na Zona Norte, e no próprio campus da Faculdade Cantareira, no bairro do Belém, ambos na capital paulista.

A produção da horta do colégio tem a participação dos alunos do ensino fundamental, e vai direto para a merenda das crianças. Esse é um dos benefícios: os vegetais vão direto da terra para o prato.

Quanto custa implantar uma horta no alto de um prédio ou casa? O método da produção nas telhas de fibrocimento pode ser adaptado a qualquer espaço, desde que haja incidência de sol. As telhas da foto, por exemplo, têm quatro metros de comprimento, e cada uma custa em torno de R$ 150. Uma telha de um metro custa menos da metade desse preço. Fora isso, há ainda o custo com terra e sementes, normalmente encontradas a um preço acessível. O que barateia a horta suspensa é que a própria telha garante uma impermeabilização adequada, até porque é feita para isso mesmo. O escoamento de água é feito diretamente para uma calha ou ralo que já exista no local.



8 comentários:

pirolices disse...

Que ideia fantástica e que horta maravilhosa!!!

Eduardo Miguel disse...

- O negócio é plantar, plantar e plantar... Detalhe sem agrotóxicos por favor!

É isso aí minha amiga mãos na terra que ela agradece e nos comemos, parabéns pela militancia leve mas consistente!

Daniela Lima disse...

Oii...eu vi uma reportagem sobre isso... a escola em q eu trabalho ganhou um prêmio sobre horta e vamos desenvolvê-lo este ano, em breve postarei algo sobre!!!

Lola disse...

Oi...

Você sabia que além de ter sua horta, você também está contribuindo para a diminuição do aquecimento global? E que também faz com que a temperatura dentro da sua casa diminua bastante? Assim, na hora de usar o ar ou o ventilador, você também economiza na luz . Ajuda de todos os lados. Tem uma postagem sobre isso lá na minha casa, onde falo de telhados verdes.

Adorei a postagem!
Beijão.

Anônimo disse...

muito legal esse blog

Anônimo disse...

foco dahora esse blog...cheio de noticia...

Anônimo disse...

esse blog ficou muito criativo adorei



Camila e Vitoria

denis disse...

ja conhecia a ideia,mas quando vejo as pessoas divulgando esse projeto eu fico muito feliz,
parabens pela divulgação.