13 de jan de 2009

Reciclagem do Coco Verde

Além da água e da polpa, a casca do coco também tem utilidade. É matéria-prima para aproximadamente 45 produtos. A partir do pó e da fibra da sua casca, começa a ganhar escala no país a produção de xaxim, isolantes térmicos e acústicos, substrato para plantas, entre outros. O negócio gera emprego e renda, além de resolver o problema do descarte inadequado.
Muita gente já descobriu que a casca do coco não é problema, é solução.


Links:
- Conheça o projeto Coco Verde, a iniciativa de uma empresa do Rio de Janeiro que processa a fibra do coco e comercializa diversos produtos a partir deste material.
- Leia aqui a Resolução Conama 278/01, que proibiu a extração e a exploração comercial do xaxim, espécie ameaçada de extinção.
- No site da Embrapa Agroindústria Tropical, leia sobre a instalação da primeira unidade de beneficiamento da casca de coco verde do Nordeste, em Fortaleza.


http://globonews.globo.com

6 comentários:

Mimirabolante disse...

E mesmo assim ainda vai para o lixo ?eu fico chateada qd passo na rua e vejo montanhas de cocos empilhados à espera do caminhão do lixo......pode existir ,só que eu ainda não vi ninguém recolhendo com a intenção de reciclar........

Anônimo disse...

Oi prof adorei tudo muito gelal bjos!!!

Anônimo disse...

Adorei o blog,os temas as receitas e tudo mais
beijos Maria Paula

Anônimo disse...

Adorei o blog,os temas,as receitas e tudo mais.
beijos Maria Paula

Anônimo disse...

Gostei do blog,ficou 10!!
beijos
ju

Anônimo disse...

oi, prô,
ótima a idéia de fazer um blog sobre a reciclagem, uma coisa tão boa e tão útil, que além de ajudar a natureza, ainda gera muitos empregos.
bem que deviam começar a levar mais a sério a reciclagem! né?
beijo
bella