7 de jan de 2009

Reciclagem no Verão

Você acha que salvar tartarugas, golfinhos e peixes é coisa para militantes? Nada disso.

Qualquer pode defender a vida deles, basta recolher os plásticos durante as caminhadas à beira-mar.

Quando a maré sobe, leva os plásticos para a água e centenas de animais morrem sufocados ao engolir sacolas plásticas ou garrafas PET porque confundem esse material com águas-vivas, seu alimento.

Além do mais, os peixes que devoram plástico são contaminados com metais pesados e intoxicam quem os come.


Olha o exemplo desse cara:


"Desolado com o lixo que encontrava em alto-mar, o engenheiro e velejador australiano Ian Kiernan, 68 anos, convocou os amigos e fez uma faxina no porto de Sydney, recolhendo todos os plásticos. Assim nasceu, em 1989, o movimento Clean Up the World. A iniciativa fez sucesso, foi encampada pelo Programa de Meio Ambiente da ONU e hoje envolve 35 mil pessoas em 120 países. Aqui, Ian Kiernan fala de sua relação com o mar e defende as pequenas atitudes."

5 comentários:

Lola disse...

Se todos fizessem um pouquinho, se tornaria um montão!!!

Diminuir estes plásticos é uma das minhas atuais metas.

Ótima postagem!
Beijo.

Mimirabolante disse...

Minha filha já participou 2 vzs junto com moradores e amigos de Botafogo do Clean up The World....como eu estava viajando , não tive este prazer.....porém,participei das reuniões que foram realizadas na Praia do Flamengo....o pessoal é sensacional......estou sempre por dentro das atividades deste grupo maravilhoso......é verdade!!!não custa jogar o LIXO NO LIXO......

Eduardo Miguel disse...

- Olá olha eu aqui... Você não tem nem idéia de como o mar ou o fundo do mar está sujo! eu adoro mergulhar apnéia só com máscara, pés de pato, cinto de lastro, snorkel ou respirador e a arbalet para defesa e caso veja o almoço correndo, ano passado fui mergulhar em Búzios entrei no mar este dia só para tirar fotos submarinas e pasmem havia dentro da baia um outro mar só de lixo até um vaso sanitário esquisitíssimo de plástico azul um negócio horrível, fantasmagórico, parecia filme de ficção melo dramático... pior ao sair da água em conversa com um mergulhador local ele disse que era assim mesmo e que ele mergulhava lá para caçar grandes peixes que se escondiam em meio ao lixo e que certa vez caçou uma garopa e ao limpá-la encontrou acredite um relógio enferrujado dentro do peixe, acredita-se que o brilho o atraiu para o que achou seria uma boa comida... é mole um negócio destes!
- Atento todos aos irresponsáveis de plantão a acabar com nosso planeta...

Mimirabolante disse...

Eu acredito em vc Eduardo......não mergulho , mais vejo muito isso qd vamos à Buzios , Arraial , Ilha Grande ou Paraty.....os pescadores abrindo os peixes para limpar......tem cada coisa ???O que será que passa na cabeça da pessoa que joga qq coisa no mar ?Eu gostaria de entender !!!!

LEÃO disse...

MINHA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO EM FORMA DE VERSOS.

RECICLAGEM
Poesia

A arte da transformação
O que para muitos é lixo
Para muitos outros
Significa vida
Ferro vira “cobre”
Que significa poder de compra
Papelão vira “din-din”
Que significa dignidade
Plástico vira “grana”
Que significa comida na mesa
Vidro vira “moeda”
Que significa compra de pão
Muito ainda pode ser feito
Faça sua parte: recicle
Faça a separação dos materiais
Faça a doação para quem tem fome
Fome de reciclar
Seja solidário com quem precisa
Seja solidário com o planeta
Seja solidário consigo mesmo.

Autor:Edilmar Leão - (Picos-Piauí)
Técnico em Agropecuária/Escritor Amador
Guarulhos/Sp – 21/07/2008
E-mail.: leaosantos@itelefonica.com.br
Blog.. :
leaodopiaui.blogspot.com