2 de fev de 2009

Café e Biodiesel


Cientistas da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, comprovaram que a borra do café é tão eficiente quanto a soja para produzir biocombustível.
A borra que normalmente é jogada fora, contém de 11% a 20% de óleo, que poderia ser convertido em biodiesel e alimentar carros e caminhões. Portanto, o potencial de energia contido no pó de café do filtro de papel da sua cafeteira (que vai parar no lixo) é tão bom quanto o da soja e da palmeira, ambas com 20% de óleo.
Os cientistas utilizaram como material de pesquisa os grãos e borras descartados de uma grande rede de cafeterias americana. Segundo eles, a produção mundial de café gira em torno de 7,2 milhões de toneladas anuais, o que poderia render tranquilamente 340 milhões de galões de biodiesel. Dizem mais: países produtores do grão, como o Brasil, poderiam ganhar muito dinheiro com o combustível oriundo do café.
Voltaremos nós ao ciclo do café?

3 comentários:

Professora Lara disse...

Muito importante essa informação! Já vou iniciar a semana mostrando esse blog para os alunos e trabalhar alguns assuntos de empreendedorismo e ética.
abraço

Lola disse...

Ops, outra que eu não sabia, há muito tempo fiz uma postagem sobre biodiesel, mas, não lembro do café no meio :).
Esta semana estou para fazer um resumo das minhas postagens iniciais, todos ficam perguntando exatamente o que está no início...
Vou falar de reciclagem, coleta seletiva, descarte de óleo usado, como ajudar a diminuir o aquecimento global em sua própria casa, etc. (só estou esperando um tempo maior, passo por aqui sempre correndo)

Ótima postagem, mais informação!

Beijo.

Anônimo disse...

pessoal ta muito interessante a qualidade das imagens ta incrivel parabéns pela criatividade de todos um beijo de

♥♥ JORDANA♥♥