10 de mar de 2009

Tráfego pode virar fonte de energia


Para isso, geradores devem ficar embaixo das rodovias e trilhos. Equipamento produz eletricidade com a pressão dos pneus dos veículos.

Uma companhia israelense do setor de energia (a Innowattech), quer transformar o tráfego da hora do rush em fonte de eletricidade. A companhia que é afiliada ao Instituto de Tecnologia Technion de Israel, informou que geradores especiais instalados embaixo das rodovias, estradas de ferro e trilhos podem armazenar energia suficiente dos veículos que transitam nas vias para produzir eletricidade em massa.

Os geradores contêm material que produz eletricidade mediante a aplicação de força mecânica, como a pressão dos pneus dos carros de passagem. Esse processo é conhecido como piezeletricidade e tem sido usado há anos em pequena escala.

Uri Amit, presidente da Innowattech, afirmou que a tecnologia da companhia será a maior aplicação de piezelétrica até agora, com uma única faixa de um quilômetro de estrada fornecendo até 100 quilowatts de eletricidade, energia suficiente para abastecer cerca de 40 casas.

http://g1.globo.com


2 comentários:

Mimirabolante disse...

É bom ler estas boas atitudes.......

Daniela Lima disse...

Nossa que legal, o lance é pesquisar novas fontes de energia, reaproveitar, sexta fiquei sabendo por um amigo q uma empresa de joinville, minha cidade, começará a investir no aproveitamento do gás metano proveniente do aterro sanitário!! Mas esse do atrito dos pneus é demais!!!