13 de jun de 2009

Lavanderia Orgânica



Se uma lavanderia a seco se diz “orgânica”, geralmente isto significa que o percloroetileno não é usado no processo de lavagem.


Esse solvente químico foi identificado pela Agência de Proteção Ambiental americana como um perigoso poluente do ar e possivelmente cancerígeno.


Não foi provado que roupas lavadas com o solvente causem riscos à saúde, mas moradores de prédios onde há maquinas operadas com o produto podem sofrer os efeitos nocivos de gazes emitidos pelos equipamentos.


Consequentemente, todas as lavanderias a seco localizadas dentro de prédios residenciais terão de eliminar o uso do produto até o ano 2020.


As máquinas das chamadas “lavanderias orgânicas” são operadas com um agente de limpeza alternativo.


Algumas opções comuns incluem solventes à base de silicone, dióxido de carbono líquido ou água pura controlada por jatos computadorizados.


Esse tipo de equipamento costuma custar caro, então não se assuste se tiver de desembolsar uns trocados a mais para levar suas roupas a uma lavanderia orgânica.




Martha Stewart

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Até nisso mudei meus hábitos......há mt tempo que não lavo roupa em lavanderia.......coincidência????sei lá!!!talvez a crise financeira.....

Daniela Lima disse...

Nossa, nem sabia disso!! Lavo roupa em lavanderia só quando ia pro Rio!!!