20 de jul de 2009

Lampadas Mágicas (ou seriam "Encantadas")

Olha, essa materia deu tanto o q. falar q. resolvi deixar apenas a imagems (citei apenas a fonte das fotos agora, tudo bem?), mas devo ate agradecer ao Fernando pelo mal entendido, pq aumentou em muito o acesso do meu blog.
Eu tb tive problemas em relação a copia de textos meus, mas nunca perdi tanto tempo, afinal, eu tenho mais o q fazer rsrsrs. Quem tiver paciencia pode ler seus comentários. Continuo dando prioridade ao coletivo, sem me prender as burocracias. Tenho prazer no que faço, em ajudar e informar. Ah, e não foi preciso gastar tanto latim em pormenores, apenas enviei um e-mail e pedi q. as pessoas citassem meu blog, uma humilde contribuição ao meio ambiente. E vice e versa, como a gente trabalha chega em casa cansado, resolve dividir um assunto interessante e (como as vezes a mesma materia se encontra em varios sites), esquece de citar alguem. Qdo isso acontece, é só pedir pra gente corrigir o problema. Obrigada pelo apoio de Mimirabolantes, EduardoMiguel e tantos outros que me apoiam e me ligaram intrigados, sem entender o pq de tanta confusão. Abraço a tds!
PS: Para realizar esse procedimento, utilize equipamentos de segurança, proteja olhos e mãos: (será que isso eu podia falar? ou é plagio tb?)




PS: Se mais alguém se sentir lesado ou copiado nessa postagem, por favor peça pra eu publicar seu nome ok? Bj a tds. E muito obrigada por me acessarem e se preocuparem tanto...

23 comentários:

fernando disse...

Obrigado por copiar parcialmente uma matéria de meu site.
Porém, atento que não foi citada a fonte, com o link do artigo original, conforme termos e condições da Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License, licença que protege o direito autoral de meu site.
Assim, peço-lhe que corrija a matéria, no prazo de 48 horas contados da postagem deste comentário, retificando-a com a indicação do link da matéria original, sob pena de que sejam tomadas as providências cabíveis, junto ao provedor Google, que hospeda o seu blog.
Atenciosamente,
Xcobar
Conteúdo original no endereço www.dicasinteressantes.com.

Mimirabolante disse...

lindo!lindo!lindo!

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Calma Fernando, não precisa estressar rsrsrsrsrs, afinal a principal intenção do blog é divulgar boas idéias. Ressalto que a idéia mesmo partiu do site http://en.espritcabane.com, vc, como eu, apenas traduziu e deu a sua versão do assunto para que tds possam desfrutar da idéia do http://en.espritcabane.com, certo? Basta pedir q. a gente bota vc na postagem.

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Lindo né Mimi, q. bom q. pessoas especiais como vc sabem apreciar o lado bom das coisas. Bjão

fernando disse...

Não aleguei "uso indevido de imagem", pelo contrário.
Gostaria, apenas, que fosse seguida a licença de direitos autorais, que diz"Dicas Interessantes é criado por Xcobar. Permitida a a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte corretamente e sem alterações no texto, nos termos e condições da Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Conteúdo original no endereço".
Aliás, como eu fiz junto ao site "espritcabane", e como está ressaltado em meu texto.
A modificação parcial do texto, como você fez também não é permitida.
OU SEJA: Ou você me copia, integral e parcialmente, sem modificar o texto. Ou você cria um texto seu, a partir do Esprit Cabane.
A licença de copyright que uso, que é fornecida (no Brasil) pela Fundação Getúlio Vargas, e em a qual meu blog está inteiramente registrado, é, sim oponível a você e tem validade legal no Brasil.
(aqui você lê os termos resumidos da licença em que eu registro minhas publicações: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/).
No nosso país, tudo o que eu publico no blog é protegido (art. 7º e art. 11, da LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.).
O art. 18 da mesma lei LEI Nº 9.610-98 diz que "A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro."
Ainda assim, como te disse, e está expresso em todas as páginas de meu blog, o conteúdo ali está registrado sob termos específicos (e bem liberais, diga-se de passagem) de direitos autorais.
E você não pode copiar, e modificar, da maneira que quiser - muito menos publicar; e, sim, você tem que seguir a referência do original.
E, caso publique, tem que seguir os termos da licença.
Veja o que diz a lei brasileira de direitos autorais, a LEI Nº 9.610-98:

"Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica.
Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades(...)"

De qualquer maneira, a ação que eu tomaria seria realizada nos Estados Unidos da América e sim, seu blog seria retirado pelo Google.
Isto porque o Google segue o "OpenID", tal qual o WordPress, e o link permanente de publicação de minha matéria prova a autoria e publicação e titularidade, perante o hospedeiro de seu blog.
Pela legislação americana, eu poderia ter solicitado a remoção, e, para lhe dizer a verdade, somente não o fiz depois que constatei que no título o link havia sido mantido.
O Google também segue a legislação americana, que protege: "Literary works - Works, other than an audiovisual work, expressed in words, numbers, or other verbal or numerical symbols or indicia, regardless of the nature of the material objects, such as books, periodicals, manuscripts, phonorecords, film, tapes, disks, or cards, in which they are embodied." e me dá direitos exclusivos para controle do que eu crio, enquanto autor:
http://www.copyright.gov/title17/92chap1.html#106
Porém, a indicação no título do texto - que aliás só estava lá pois copiada com o restante - não resolveu a criação de obra derivada (pela inserção de imagens) e a não indicação do link, na forma por mim indicada na barra lateral do "Dicas Interessantes", como disposto na licença: "Atribuição. Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante."
A forma que está colocada é "Conteúdo original no endereço www.dicasinteressantes.com.", e assim que deveria ser a referência.
Assim, estou plenamente calmo, só gostaria que as pessoas que me copiassem respeitassem a licença de copyright de meu site, como as mais de 1400 pessoas, que fizeram referências de citação de meu blog, fizeram até o momento.
Só isso.
Obrigado

fernando disse...

PS.: não me leve à mal, nada contra você ou seu blog, especificamente!
Só quis esclarecer o mal entendido e sua referência a "direito de imagem" - lhe aconselho ler os termos de copuright do espritcabane.com, também.

Eduardo Miguel Pardo disse...

É mesmo incrível perceber que determinadas pessoas coloquem à frente do coletivo única exclusivameente os seus intresses...
Não vejo o por que de tal situação da qual não apoio e assim me torno solidário à você a quem apoio e saudo em atitudes que deveriam como são as suas, de visar o bem coletivo divulgando tudo aquilo qu justamente é de interesse ao coletivo!
Por mais que queira não consigo entender tal situação, tenho ceerteza que tal fato não trará prejuízo a sua luta, conte com meu apoio, grande abraço e bola para frrnte.

Eduardo Miguel Pardo disse...

Entrei lá no super intressante local de onde partiu tal ação e percebí o grande enorme e até gigantesco interesse que ele causa com suas postageens "19" sem mais comentários...
De novo ponto para você, 10 à zero!!!

fernando disse...

Sr. Eduardo,
Primeiro, cabe esclarecer que o blog "Dicas Interessantes" tem, neste exato momento, 434.340 visitas, e que, só no mês passado, tivemos 87.989 visitas.
No momento em que escrevo esta postagem, há 25 pessoas lendo meu blog (em pleno horário de novela), em três continentes.
Em três de fevereito deste ano, tivemos nosso recorde, com 8,053 visitantes, em um único dia.
Então.... meu amigo, acho que você precisa saber um poquinho mais sobre o que comenta.
Quanto a "interesses individuais" - quais são?
Exigir que se cumpra a lei?
Realmente, é difícil, mas eu não desisto...e morrerei tentando.
PS.: Não vi a autora do blog pedindo ajuda, e nem ela foi mal-educada desta maneira.
Não é uma competição - esta visão é absolutamente infantil, e pessoas que agem assim, desinformados, ignorantes e prejulgadores, são um dos males que emperra o desenvolvimento do nosso país.
Ao contrário de você, eu produzo conteúdo, produzo de verdade: e todas as minhas citações, inclusive esta do espritcabane.com, são autorizadas pelas respectivas licenças e autores, nacionais e estrangeiros.
Não peço aos outros, então, nada além do que faço.
Como, enfim, isto ultrapassou critério do que considero razoável, demonstrarei que tenho razão de um modo diferente.
Obrigado

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Obrigada pelo apoio Eduardo, são atitudes como essa que emperram a maquina, sabe como é? A palavra é: Burocracia. Perde-se tanto tempo nela que se esquece do fundamental: divulgar informações úteis! Esse deveria ser o objetivo. Com bom senso, um simples e-mail resolveria tudo, não precisava perder tanto tempo, afinal não ha nenhum interesse em "roubar" a ideia de ninguem...é patetico. O interesse é espalhar mesmo, enfim...Como vc mesmo disse, qual é o interesse que se desperta desse jeito não é mesmo? Bjão Edu

Luiz disse...

Que ridículo!
Passando por aqui, ví o Sr. Fernando nervoso contra este blog, e até citou a LEI Nº 9.610-98:

"Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica.
Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades(...)"

E aí eu pergunto: o seu blog, Sr. Fernando, é uma obra literária, artística ou científica?
Tenha dó, vai ser ridículo lá na Conchichina!

BEL. disse...

GEEEENTE, esse Fernando é advogado, né??? Como fala difícil...
Mas mudando de assunto, a idéia de usar as lâmpadas como vasos é muito interessante!!! Beijos
BEL.

fernando disse...

Sr. Luiz,
Novamente, ao invés de criticar, que tal se informar:
"Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro (...)".
Assim, caro Sr., a referida LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, bem protege o material por mim publicado.
Que tal estudar um pouco?
Grande abraço

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Luiz, obrigada pelo apoio e gentileza.
Bel, obrigada. Vamos nos ater a beleza da pobre lampada e sua florzinha rs.
Bjs

fernando disse...

Fico feliz de ver a autora do blog mudando as versões do post originalmente publicado, seguindo minhas orientações, inclusive com relação aos direitos do site "esprit cabane", os quais também desrespeitou ao publicar todas as fotos.
Isto demonstra que ela tem, ao menos uma mínima idéia de que é necessário respeitar a legislação, e que isso é importante, e de que evolui a qualidade de suas publicações com tal atitude.
Acho que isto é propagar educação e conhecimento.
Lamento apenas a ironia utilizada, pois não há nada de extraordinário em minha reclamação.
A legislação somente foi citada, após ser necessário invocá-la, e minha primeira mensagem foi em tom agradável, e nem mesmo necessitaria ser publicada.
Por cautela, contudo, foram devidamente preservados por mim os registros da
versão original e demais alterações do artigo, com respectivas data, hora e endereço de publicação.

fernando disse...

PS2.: Obrigado, BEL, por não se envolver na discussão.
As obras são lindas, por isso escrevi sobre elas em 12 de dezembro do ano passado, post que gerou este artigo.

fernando disse...

PS3.: E, no fundo, deixo um elogio à autora do blog, inclusive pela honestidade e transparência ao publicar integralmente meus comentários, ao invés de censurá-los (coisa que podia muito bem fazer).
Como fiz questão de ressaltar, não faço qualquer juízo de valor a respeito da autora, ou mesmo de seu blog.
Então, deixo a sugestão, já que ela e eu fomos educados todo o tempo, mantendo um nível de discussão saudável, de que a autora reescreva a matéria com suas palavras, ou, se nem isso, que fique o debate aqui realizado como uma reflexão aos autores de blog, e uma inspiração para criar conteúdo original.
Não sou só eu que penso assim...
Convido a todos a lerem o artigo, escrito pelo jornalista Lorelle VanFossen, em 23 de fevereiro de 2009, chamado "The Year of Original Content: How to Fight Back Against Abusers" , publicado no "The Blog Herald".
Obrigado

Jana Tannús disse...

Amei a matéria! Seria ótimo se existisse uma maneira tão linda para reciclarmos as lâmpadas fluorescentes! beijocas

Jana Tannús disse...

Adorei a dica! fui no site www.youtube.com e encontrei um vídeo que ensina passo a passo. É só procurar por:
"How To Recycle old light bulbs"

bjs!

calma que estou com pressa disse...

OI MI! ESTOU VOLTANDO DE UNS DIAS MARAVILHOSOS QUE PASSEI EM PORTO SEGURO> VI COISAS LINDAS, MAS TB VI MUITO LIXO, MUITO SER HUMANO SEM NOÇÃO DE CIVILIDADE, VI TB INJUSTIÇAS COM OS NATIVOS DE LÁ, ONDE PREDOMINA O LUCRO DO TURISMO...LÁ TEM UMA ONG A TAP E TAMAR - TD SOBRE TARARUGAS, VOU POSTAR ME AGUARDE.
E ADOREI ESTAS LAMPADAS, E ESTA IDEIA É MAIS VELHA QUE...ATÉ MEUS ALUNOS DO ESPAÇO JOVEM JÁ FAZIAM, ASSIM E PINTADAS TB, ALIAS JÁ VI EM VÁRIOS SITES,BLOGS... E SE VC ACHAR ALGO INTERESSANTE NO MEU BLOG PODE POSTAR AQUI, PQ PRÁ MIM O QUE IMPORTA É REPASSAR, PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO. PRÁ MIM SE ALGUÉM FIZER E DISTO TIRAR PROVEITO JÁ FICO SATISFEITA, NESTE MUNDO DE RECICLAR, REUTILIZAR, TEMOS QUE DIVIDIR E MULTIPLICAR> E ALÉM DO MAIS TU NÃO ESCREVE NO TEXTO QUE FOI VC QUEM FEZ! VI POR AÍ, E NÃO ME LEMBRO E TENTEI FAZER EM CASA, É O QUE TODOS FAZEM ..CREDOOOO!!!
BJS

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Pois é menina...q. bafom rsrsrsrs, pensamos da mesma forma, mas infeliz/...Bjão Lucia

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Valeu Jana, seria bom mesmo se ouvesse. E real/ é uma matéria encontrada em vários lugares, por isso minha surpresa. Obrigada por avisar do youtube, quem quiser pode ir direto lá ver o passo a passo. Bjão