18 de jul de 2009

Saco é um Saco !


Você sabia que muitos sacos de lixo são fabricados com material reciclado?? Pois é!
As sacolas plásticas não podem ser confeccionadas com material reciclado por determinação da ANVISA, por que entram em contato com alimentos...Assim, cada sacolinha é uma nova sacolinha, feita de matéria-prima virgem.
Mas os sacos de lixo não têm esse problema e muitas empresas fazem sacos de lixo com material reciclado.
Ser feito de material reciclado é um ganho ambiental significativo. Os sacos de lixo são fabricados a partir de resíduos plásticos pós-consumo e aparas pré-consumo (aquelas que ficam no chão da fábrica ou produtos defeituosos). Ou seja, usando sacos de lixo de material reciclado você ajuda a diminuir a pressão sobre recursos naturais não-renováveis (petróleo e gás natural, do que é feito o plástico) e a diminuir a quantidade de resíduos despejados na natureza.
Ainda que separemos nosso lixo corretamente, vamos precisar de sacos plásticos para acondicionar os resíduos orgânicos e o lixo de banheiro. Se você puder optar pelos sacos de lixo reciclados, ótimo! Se não puder, não tem problema usar as sacolas plásticas. O que importa é reduzir o consumo, usar de maneira consciente.

Reduza seu consumo de sacolas plásticas, use sacos de lixo reciclado, separe seus materiais recicláveis e exija de sua prefeitura a estruturação de um sistema de coleta seletiva. A solução é trabalhosa - exige que mudemos nossos hábitos frente ao lixo que geramos - mas só será construída com o envolvimento de cada um e de todos nós.

Saco é um saco. Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você.

4 comentários:

Mimirabolante disse...

Oi,eu tenho reduzido ao máximo......agora,semana passada,li uma reportagem sobre uma pousada que está colocando nas lixeiras dos quartos sacos de papel pardo e que a aceitação está sendo fantástica......gostei muita da sua postagem....bjcas....

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

É isso aí Mimi, o negócio é ter consciência. Eu tb c/ cachorros em casa fica dificil eliminar total/o saquinho plástico, mas tento reduzir ao máximo. Ainda falando em plástico, tb tenho dado preferencia pras embalagens de vidro, sempre que posso optar. Bj gde e bom finzinho de domingo.

Ele disse...

Hola !! Felíz día del Amigo ! Besos Elena

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Pra vc tb Elena! :)
Bjs