11 de abr de 2010

Usando Água da Chuva

Eu não sabia, mas em SP já existe uma lei que torna obrigatória a retenção água da chuva em novas ou reformadas construções a partir de 500 m2 de área impermeabilizada. Captar a água da chuva antes que ela chegue ao solo é importante pois evita a contaminação da mesma, ou seja, ela ficaria retida numa cisterna sobre o telhado e a parte não aproveitada seria escoada.

Eis uma foto de um dos projetos que vi aqui:

Talvez medidas como essa, tomadas de forma mais consistente, possam diminuir em parte os problemas das enchentes, e da falta de água potável ao mesmo tempo. É claro que são problemas que requerem muitas outras medidas, desde informação e educação, até investimentos na área urbana. Mas com certeza algumas coisas precisam ser feitas, então acho válida essa iniciativa.

http://globonews.globo.com/

11 comentários:

Mimirabolante disse...

Maravilha !!!!!!bjcas

c i n t i a disse...

muito ionteressante isso, aprovado!!!

abçs

Eduardo Miguel Pardo disse...

Holááááá!
Há tantos projetos e soluções de ordem relativamente simples em suas execuções e grande nos resultados que minha pergunta é: Por que não se adotam de forma mais corriqueira as técnicas inteligentes e ecologicamente corretas, tudo e todos ganham, portanto ainda estamos perdendo e muito com a omissão ou a falta de iniciativa...
Parabéns pelas suas sempre belas iniciativas no sentido de estimular e formar opnião, sucesso e grande abraço.

BEL. disse...

Olá Mi, estamos "tentando" comprar uma casa e como aquí em Santos chove BASTANTE pensei em aproveitar a água da chuva, mas acho q ñ construiremos uma cisterna devido a falta de $$$ - pensei em adquirir um galão plástico BEM grande e fazer dele um tipo de caixa d´água...Espero q funcione.

Beijos
BEL.

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Nossa Bel, q legal ! Acho q sua idéia tem td pra dar certo. A gente precisa adaptar as coisas de acordo c/ nossas possibilidades não é mesmo? Tomara q dê certo e fico aguardando noticias desse feito. Bjs,
Mi

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Um bj gde a tds, tenho andado meio sumida por causa do trabalho, mas em breve espero poder me dedicar mais ao blog. Bjs bjs,
Mi

Chica disse...

Muito legal e qulquer iniciativa pra reduzir o consumoda água deve ser4 bem vista! Vi teu comentário nas idas e vindas.è estranho tudo isso, não? Em maio fará 3 anos que estou sem ver o filho que foi pra Londres com a família. è duro,ainda bem que nos falamos todos os dias, mas pra mim, oque é pior que a distância e quando no encontro, a certeza da despedida e essas eu não aguento mais. Prefiro ficar assim, longe, sem vê-lodo que passar pelos momentos(ele é tremendamente emotivo e fica na choradeira já uma semana antes) então, imagina a cena na hora. Só de falar, me arrepio...beijos,tudo de bom,chica

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Oi Chica, entendo perfeitamente. E olha q eu to a alguns meses longe, imagina vc: 3 anos! Fica c/ Deus , pq nessas horas, só Ele mesmo. Bjs, Mi

Anônimo disse...

caracoliz isso muito legal; sendo assim a agua pode ser usada para a descarga do banhero e para regar as plantas e lavar a calçada a economia vai ser enorme

tonsdeverdeneon disse...

lembrando que a lei foi feita na verdade devido aos problemas existentes na cidade com as enchentes, que são ocasionadas devido a grande área impermeavel na cidade. e essa lei diz que a captação pode ser feita não exatamente para reuso da água. por mais que o objetivo da lei não seja por principios da sustentabilidade acredito que qualquer estímulo nessa áre a é positivo. beijos.

Anônimo disse...

Que projeto!!!