1 de mai de 2010

Gatos Vítimas de Abandono


"O surto de toxoplasmose, doença transmitida pelas fezes de gatos infectados, tem levado muitas pessoas a abandonarem seus animais em Natal. A ONG Amigos dos Animais (Amimais) constatou um aumento de 40% do número de abandonos nos últimos meses.


A médica veterinária Kadidja Bezerra explica que não é preciso se desfazer dos bichinhos para se prevenir da toxoplasmose.
“O contato, a lambedura e até a mordida deles não transmite a doença. Os animais contaminados só transmitem a doença através das fezes e em períodos de baixa imunidade”.
A única forma de contágio é pela ingestão do protozoário Toxoplasma gondii, que além de estar presente nas fezes dos felinos contaminados, pode ser encontrado também em carnes mal passadas, água e alimentos em geral.

A veterinária diz também que uma forma de evitar a disseminação da doença é não deixar os gatos nas ruas. “Um animal que vive em casa e sem alimenta ali nunca vai contrair toxoplasmose”.
Como o gato não adoece, é apenas hospedeiro do toxoplasma, a identificação desses animais é feita somente através do exame das fezes. Além disso, os donos devem ter cuidado ao manusear os excrementos dos bichos.

Para Rianny Botelho, o problema pode ser resolvido com educação. “Alguns pensam que o problema é alimentar os animais nas ruas. Isso não é verdade. O que deve existir é um controle de natalidade, através da castração”.

Ela enfatiza ainda que não existe lei que proíba dar alimentos a animais de rua, mas sim para o abandono, considerado crime ambiental.

Para tentar amenizar o problema, a ONG irá concluir até 15 de maio um projeto – já existente em outras cidades – de controle, com mutirões de castração.

“É com a esterilização que a gente vai conseguir gradativamente diminuir essa superpopulação e, consequentemente, o número de animais abandonados. Muitos donos não o fazem por não terem condições financeiras”. A intenção é firmar parcerias entre o Centro de Controle de Zoonoses e clínicas veterinárias para oferecer o serviço gratuitamente.

A Amimais foi criada em julho de 2005 e já conseguiu intermediar a adoção de mais de 900 animais, entre cães e gatos, mas não possui abrigos. A ONG conta apenas com lares temporários, de voluntários e clínicas. "

Visite o site: http://www.amimais.org.br/  e o blog http://www.bichinhosprecisamdelar.blogspot.com/.

http://www.nominuto.com/noticias/cidades/surto-de-toxoplasmose-faz-crescer-numero-de-gatos-abandonados/51119/

5 comentários:

calma que estou com pressa disse...

olá! li todo post- e su apaixonada por gatos e sinto muto preconceito de muitos seres humanos contra os gatos- mas já li em vários artigos que não é só gato que transmite esta doença, tb os pombos,morcegos, gambás e os cachorros , porcos ..vários animais, e esta noticia contribui ainda mais com o preconceito - então porque não falam dos outros animais tb - para o povo ficar à par disto tb! só o "gato que paga o pato" faço esta pergunta é verdade ?- só os gatos que transmitem esta doença- por isto que muita gente tem nojo em encostar em gatos !
ja ouvi várias amigas falarem ara eu me livrar dos eus gatinhos - porque elas já tinham pego esta doença por causa de gatos-
bjs

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Pois é Lu, a matéria falava só de gatos ne.
Mas é pq a desinformação fez c/ q as pessoas começassem a abandonar seus gatinhos, isso é muita maldade. Minha intenção nunca foi contribuir para o preconceito contra os gatos, muito pelo contrário, foi na intenção de divulgar a ignorancia q é abandonar seu animalzinho.
Temos é q cuidar deles, pq gatinho q fica dentro de casa nunca vai pegar essa doença. Quanto aos outros transmissores, eles existem, mas a maioria não é doméstica. Não sei se cachorro tb transmite. De qq forma, qq q seja o animal, nunca deve ser abandonado, sob nenhum pretexto. Bjs
Mi

Mimirabolante disse...

Ë uma tristeza muito grande estes maltratos com qq tipo de animais......o que se passa na cabeça e no coração dos seres humanos????

ConsciênciaComCiência disse...

Por que para pessoas sempre é mais fácil jogar fora o bicho??

c i n t i a disse...

Detesto essa coisa de alguém pegar um bichinho pra criar e qdo enjoa dele simplesmente "joga fora".
Animal de estimação é como um filho. Quero ver uma mãe cansar de sua cria e "joar fora". É a mesma coisa!!!!
Animais devem ser respeitados, se a pessoa não tem paciência, não quer dar os devidos cuidados e dar amor - o mais importante - então não tenha bichinhos em casa!!!!!
Adorei sua postagem, Mi! parabéns.