9 de mar de 2011

Animais "Funcionais" I

Quem me conhece sabe que adoro bichos "funcionais" (o termo eu que inventei). E o que seria isso? São bichos que nos prestam um serviço: matam pragas !  O pior é que esse animais que eu considero funcionais geralmente são odiados ou desconhecidos das pessoas, que acabam matando o que poderia ser a solução no combate às moscas, baratas, formigas, pulgões, ratos, etc.

Um exemplo disso é a famosa Joaninha. Quando adulta ela é a fofa, todo mundo conhece. Mas e a larva dela? Quase ninguém conhece e já flagrei gente tida como esclarecida matando suas larvas. Essas larvas são extremamente úteis porque elas "detonam" os pulgões. Olha aí a cara dela: feínha né? Mas não mate, pelo contrário, cuide pra que elas fiquem sempre no seu jardim.




O ciclo de vida delas: ovo -  larva - pupa - adulta (joaninha)



Olha outra injustiçada aí: a lagartixa ! Essa pobre infeliz é vítima de vassouradas, água fervente, chinelada, e todo o tipo de desgraça. E ela é super útil, não faz mal nenhum pra ninguém, não morde (não tem dentes), não é venenosa, e ainda come moscas, baratas e mosquitos em geral, inclusive o transmissor da dengue. Sempre a noite perto de uma lâmpada acesa, ela faz a festa.


Olha ela aí fazendo um lanchinho. Gente, não mate a lagartixa, protejam essa caçadora noturna. Ela também é predadora da famosa aranha-marrom.



A coruja também é incompreendida, coitada. Só porque tem gente que acha que seu piado é agourento. Mau agouro é ser mordido por um rato, que é seu prato preferido. Elas ajudam a mantér a população de ratos sob controle porque se alimentam deles.

Eu acho que elas são umas fofas !

E por aí vai... em outra postagem vou apresentar outros bichos que eu adoro, mas que não são tão populares entre nós. Por favor, preservem a natureza, respeitem esses animais. Basta deixá-los em paz, deixá-los na natureza, livres pra viver e nos ajudar a combater as pragas naturalmente.

14 comentários:

Maite - vitoma disse...

Interesante entrada.
Un beso guapa.

Carine disse...

Estou encantada com esse post. Inteligente e informativo.
É de posts assim que precisamos para (re)educar as pessoas.
Parabéns.
Beijo.

Fabiana Tardochi disse...

Cheguei aqui pelo nome do blog que me atrai muito.
Adorei tudo o que encontrei e que tem haver com o meu Reciclar e Decorar.
Então meu rostinho já está ai do lado.
Te espero para um café.
Beijos

Alicia disse...

ALGUNOS ME GUSTAN...OTROS ME DAN UN ASCO.....
PERO BUENO EN EL CAMPO ...PUEDEN ESTAR TODOS.
UN SALUDO.

coisaspradivulgar disse...

Formidável! Vou enviar pra todos que conheço o seu assunto espetacular!
bjs

Tornieri disse...

Oi amiga, aliás como é seu nome?
Adorei o post da "nossa amiga Joaninha", também adoro bichinhos que ninguém percebe.
Estes dias postei umas aranhas que vivem aqui em casa!
Mas essa da Joana, nem eu sabia e olha que eu presto muita atenção a estes pequenos bichinhos!
Muito bom!!!
Bjs

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Brigadão pessoal, ajudem a divulgar ok ! Bjs a tds!

Mimirabolante disse...

Adoro lagartixas e corujas.......essa
da importancia da joaninha eu nao conhecia....legal !!!!!!bjcas

Anônimo disse...

Pois é... queria ter um sapo aqui em casa... hehehe Quem sabe ainda consigo!

Heloisa disse...

sobre as corujas, elas piam para fazer com que seus filhotes escutem e fiquem quietinhos por causa dos predadore, minha filhota quando estava no prmario teve que fazer um trabalho sobre elas, ai ficamos sabendo de tudo sobre este bichinho super util, e ocmo moramos em uma chacara aqui tem muitas lagartixas e pererecas que tambem ajudam na natureza, ate os calangos que tambem nos ajudam a comer as lacraias, é por isso que esta tendo um monte de doenças por ai, estao iliminando justamente os bichos que ajudam a eliminar estes bichos que nos fazem mal. temos mesmo que divulgar mais sobre estes bichos.

Meirie disse...

Deixa eu te conta um segredo ?!!!
Eu sou secretária, e onde eu trabalho tem um jardim...ele estava muito feio, suspeitei que estivesse com alguma praga, foi quando eu vi um bichinho feio, que parecia queimar. Pensei taí a praga que ta atacando o jardim, quando eu vi uma no chão, logo matei! Mas em um outro dia eu vi uma joaninha na folha... ai eu fiquei pensando "será???", resolvi procurar e dei de cara com seu post, confesso que fiquei chateada !
Prometo que não as matarei mais! Obrigada por essa importante informação!
Beijos!!!

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Oi Meirie, q legal q meu post foi útil. Qto mais pessoas souberem da importância desses bichinhos, melhor. Agora vc será uma defensora das joaninhas. Bjs

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Bjocas carinhosas a todos q postaram seus comentários!

karla rosana da s. c disse...

protejam as lagartixas,elas são utéis,podem apostar