10 de jan de 2016

SEM ABELHAS, SEM ALIMENTO !


Abelhas são úteis, quem duvida disso desconhece sua importância: Sem abelhas morreremos de fome ! Verdade absoluta, porque nada consegue superar sua capacidade de polinização, possibilitando a reprodução e a perpetuação de milhares de espécies vegetais, gerando alimento e mantendo o equilíbrio do meio ambiente. 

Elas possuem ferrão? Possuem, mas só atacam quando ameaçadas, além disso a ferroada lhe custa a vida, portanto ela só irá picar em último caso, para se defender ou defender a colméia. Conheci algumas pessoas que na sua ignorância matavam as abelhas apenas porque "alguém uma vez" foi picado. Sua importância supera e muito esse pequeno "inconveniente". O ser humano é engraçado: desmatamos, poluímos, e queremos que a natureza esteja a nossa disposição para nos servir. Não é assim que funciona certo? Temos que aprender a conviver em paz com a natureza para que espécies animais e vegetais não entrem em extinção, inclusive NÓS.

Não se iluda, sem abelhas o planeta morre de fome: não teremos vegetais para comer. Você pode pensar: "posso sobreviver comendo apenas carne". Mas nem carne teremos, porque o gado come o que mesmo? 

E as abelhas estão desaparecendo, cada vez mais, ou pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, ou pela mudança climática, aumento de poluentes, mas o certo é que ainda não sabemos com certeza se é apenas um fator ou o conjunto deles que está exterminando as abelhas.

Se informe mais sobre o assunto: http://www.semabelhasemalimento.com.br/

Um comentário:

Paula RB. disse...

Exatamente!
Humanos querem fazer o diabo aqui na Terra e com a Terra e supõem que, além de normal, a Mãe Natureza ainda precisaria colaborar com as sandices.
Optar por produção orgânica, trazer o verde para pertinho de nós nos centros urbanos e principalmente, obrigarmos nossos Governantes e afins a se envolverem positivamente no que tange o tema Colapso das Colmeias (em inglês CCD) são passos importantíssimos para vermos nossas queridas abelhas (morcegos e pássaros também são grande polinizadores) sem esse sofrimento.
Moro em uma uber brasileira e haviam abelhas visitando sempre minha varanda e minha hortinha. De uns 5 anos para cá, vejo 1 a 2 abelhas solitárias tentando cumprir seu valoroso papel.
Triste.
Beijos mais